Flamengo não entra no G4 desde Brasileirão de 2011



O Campeonato Brasileiro pode ser considerado um dos torneios nacionais mais disputados do mundo, pois muitos clubes possuem condições de efetivamente se sagrarem campeão ao final da disputa.

Os 4 primeiros na classificação (G4) garantem vaga na Copa Libertadores da América do ano seguinte. Isso faz com que a disputa fique ainda mais acirrada, tanto na luta pelo título quanto por uma vaga na competição sulamericana no ano seguinte.

Analisando a classificação do Brasileirão dos últimos anos, percebemos que o Flamengo não aparece no G4 desde o campeonato de 2011. Vamos aos números do rubro-negro carioca desde então:



2011 - Este foi o último ano em que o gigante carioca figurou entre os 4 primeiros do campeonato. Terminou sua campanha em 4º lugar após ter permanecido na vice-liderança durante grande parte do torneio. Os seus 53.5% de aproveitamento foram suficientes para garantir vaga na Libertadores do ano seguinte.




2012 - Com campanha fraca, o hexacampeão nacional teve o 7º lugar como melhor posição no campeonato. Terminou 2012 na 11ª colocação com um aproveitamento de 43.9% dos pontos disputados. O resultado que mais se repetiu foi o empate, em 14 oportunidades, e outro ponto negativo foi o seu saldo de gols (-7). Ou seja, campanha pífia para um dos maiores clubes do país.





2013 - Mais uma vez o clube de maior torcida do Brasil não foi bem. Concluiu o campeonato na 16ª colocação com apenas 38 pontos ganhos 3 43% de aproveitamento. Novamente, terminou o nacional com saldo negativo.





* Não podemos deixar de registrar que 2013 foi um ano que ficou marcado na história do futebol brasileiro, onde mais uma vez a CBF mostrou toda sua incompetência na gestão do futebol.
Flamengo e Portuguesa foram penalizados com a perda de 6 pontos por escalação irregular de jogadores por problemas no BID (Boletim Informativo Diário). A perda de pontos destes clubes favoreceu unicamente ao Fluminense, que terminou o campeonato na zona de rebaixamento (17º) e após provocar intensa batalha judicial no STJD, viu a Portuguesa ir para a zona da degola em seu lugar, garantindo assim, mais uma virada de mesa a seu favor.


2014 - Campeonato ainda em andamento. Na 21ª rodada, o Flamengo ocupa o 10º lugar, tendo o 9º lugar como melhor posição alcançada até o momento. Na atual campanha, podemos destacar as vitórias sobre o Palmeiras (4x2) e Vitória (1x2).




Após ter amargado a lanterna da competição durante 3 rodadas, o rubro-negro reagiu com a chegada do técnico Vanderlei Luxemburgo (7 vitórias em 10 jogos), dando esperanças de um bom desfecho de campeonato ao rubro-negro.

Restam apenas 17 rodadas para o fim do Brasileirão 2014, e a grande maioria de sua torcida ainda acredita que é possível conquistar, ao menos, uma das vagas para Libertadores 2015.
Por Bruno Prazeres
Campinas - SP

DEIXE SEU COMENTÁRIO: